Estágio Radical! Essas fotos revelam alguns lugares e dificuldades que nós estagiárias passamos para realizar nossa intervenção. Considerando que a distância entre Santa Teresa e Santa Leopoldina é de 28 km de estrada de terra até que nos saímos bem, isso porque a Raniely reside em Santa Teresa e é onde nós cursamos Educação Física, e a Patrícia reside em Santa Leopoldina e onde o estágio foi realizado
Porque este título pro blog? Durante o estágio em Educação Física em uma escola particular, Eu e Patrícia, nos deparamos com a fala de uma aluna: "Hip Hop é coisa de negro". O objetivo de nossas aulas é trabalhar o Hip Hop, por ser um estilo tão pouco conhecido em nossas cidades, por isso, demos continuidade ao conteúdo na EEEFM “Alice Holzmeister” para mostrar o andamento do trabalho com suas expectativas e dificuldades.
domingo, 27 de novembro de 2011
Momentos das aulas!
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
E com vocês o 1º ano M², apresentando hip-hop na escola!
Esse é o resultado da intervenção realizada com a turma 1º ano M2 da Escola “Alice Holzmeister.” A apresentação foi realizada no ginásio de esportes e devido a nossa intervenção com o 1º ano M2 o professor Cleudo inseriu no planejamento das outras turmas 8ª série e 1º ano M1 que ele leciona,
o conteúdo dança.
o conteúdo dança.
Um momento diferente nos ensaios!
Um momento diferente... ensaio ao ar livre! Devido às dificuldades com a falta de espaço para realizar as aulas fizemos um ensaio ao ar livre no pátio da Igreja Matriz com vista para toda a cidade. Incrível!
Confiram!
Reta final das aulas e da construção da coreografia.
Últimos ensaios estão na reta final das aulas e da construção da coreografia.
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Confecção do mural e o Caderno de opiniões e sugestões!
No intuito de estreitar a nossa relação com a turma, saber a opinião deles e também avaliar a nossa prática nas aulas, fizemos o mural das opiniões onde os alunos deixavam anonimamente seus recados sobre as aulas e o caderno diário onde eles registram suas opiniões, sugestões e histórias pessoais.
Aluna na confecção do mural |
Nuvens de sugestões/ opiniões |
Caderno Diário |
terça-feira, 25 de outubro de 2011
9ª aula
A proposta seguinte mostra a aluna Edivânia fazendo os passos para as outras alunas dançarem um momento solo e os meninos cruzam os braços e fazem cara de mal. Essa parte da música é cantada por uma mulher.
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Estamos na 8ª aula
Dando continuidade aos ensaios e as criações da apresentação. Os alunos são muitos esforçados e compreensivos perante a dificuldade que temos em relação aos espaços para realização das aulas.
A seguir apresentamos as fotos do pátio da Escola, do Ginásio de Esportes e do Cras onde solicitamos o espaço para as aulas, uma vez que não foi possível utilizar o Ginásio.
A foto seguinte identifica a localização desses espaços no Google Eart para mostrar a distância percorrida pelos alunos para realizar as aulas de Educação Física.
terça-feira, 27 de setembro de 2011
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Segunda e Terceira aula: Filme Street Dance dois Mundos e um Sonho
Para familiarizar os alunos com o tema Hip Hop, optamos por passar o filme Street Dance dois mundo e um sonho, que apresenta as dificuldades de um grupo em aceitar as diferanças do outro, esse “ponto de ruptura” só foi possível quando deixaram as particularidades de lado e todos dançaram o que sabiam em nome do bem comum, vencer o festival.
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Bem vindos a Escola Estadual Alice Holzmeister !
Bem vindos a Escola Estadual Alice Holzmeister localizada no município de Santa Leopoldina, onde será desenvolvido o Estágio Supervisionado IV com o conteúdo dança e o estilo hip hop nas aulas de Educação Física do professor Cleudo Manoel Martins.
O nosso blog teve origem a partir da fala de uma aluna nas aulas de hip hop no Estágio Supervisionado III, realizado em uma escola particular no município de Santa Teresa, com a turma de 8ª série. Mesmo com essa rejeição inicial, alcançamos nosso objetivo e ao final da intervenção os alunos se divertiram e gostaram muito.
Pelo fato do estágio anterior ter sido realizado em uma escola particular decidimos desenvolvê-lo do mesmo modo na escola estadual com a turma do 1º ano M² para fazer um comparativo dos desafios e objetivos alcançados. Tivemos uma ótima receptividade, os alunos posaram para a foto de reabertura do blog e um deles disse animado: “vou dançar igual Michael Jackson”.
Desta forma, sejam todos bem vindos a EEEFM Alice Holzmeister!
terça-feira, 28 de junho de 2011
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Relato do Estágio (sucessos ou não; limites e possibilidades)
"Hip Hop é coisa de negro". Diante dessa fala de uma aluna na terceira aula do estágio, percebemos que não seria fácil trabalhar o conteúdo em uma escola tradicionalista com alunos da classe média alta e culturas diversificadas. Entretanto, buscamos outras formas de expor o conteúdo, conversar sobre a sua origem e confrontar com modelos atuais que se originam do estilo hip-hop. Por exemplo, alguns alunos usam os tênis largos e coloridos, calças largas e bonés de diversas maneiras sem saber que possuem origem na cultura negra e no hip-hop.
Para isso, convidamos o grupo Crazy Boys formado por alunos da escola pública que dançam hip-hop e ensaiam em casa. Além disso, tivemos algumas conversas sobre o assunto onde enfatizamos que o hip-hop surgiu na comunidade negra, nos guetos como forma de reivindicação social, mas que atualmente é praticado também por pessoas de outras origens e classes sociais e que mesmo que não nos identificamos com uma cultura ou com um estilo, não podemos discriminar ou excluir, deve-se respeitar o espaço de cada um, porque todos têm direito de se expressar. O estágio foi um sucesso porque levamos para os alunos um tema diferente que implicou muitas discussões e delas com certeza o aprendizado.
O que limitou a intervenção foi o pouco tempo que tivemos para desenvolver o conteúdo, porém as possibilidades são enormes, inclusive surgiu à idéia de formar um grupo para se apresentar no sarau que acontece na escola. São essas possibilidades que dão a sensação de dever cumprido. Porque mesmo que tivemos algumas dificuldades temos a certeza que a nossa presença na escola e na vida dos alunos foi marcante e que por mais difícil que seja podemos sim, fazer a diferença.
sábado, 21 de maio de 2011
O Hip Hop na Escola
A proposta de criação do Projeto Hip Hop teve como objetivo o desenvolvimento da dança (com enfoque político e artístico), incentivar a prática de atividades físicas para a promoção da saúde e a construção de conhecimento. Sem que se perdesse de vista o reconhecimento e o valor da cultura brasileira, na busca dos pontos de confluência e do resgate histórico de todo esse processo.
No âmbito pedagógico o desenvolvimento de um projeto como este pôde contribuir para:
- Maior contato entre alunos e alunas de outras turmas e de diferentes anos de escolarização.
- Mobilização de atitudes positivas em relação à disciplina e à organização.
- Estímulo ao posicionamento crítico e a valorização da cidadania dessas crianças e adolescentes.
- Inclusão social das pessoas portadoras de necessidades especiais.
- Construção de um currículo desenvolvido com temas/atividades que partam da realidade dos educandos.
Trecho do artigo Diferentes Linguagens Na Educação Física:
Projeto Hip Hop Na Escola. Relato De Experiência
quinta-feira, 12 de maio de 2011
O Preto Em Movimento
Não sou o movimento negro
sou o preto em movimento
Todos os lamentos
me fazem refletir
Sobre a nossa história
marcada com glórias
Sentimento que eu levo no peito
é de vitória (...)
(MV Bill – O preto em movimento)
Assinar:
Postagens (Atom)